Apesar de muita gente subestimar o processo de escolha do nome e tratar essa etapa da marca como algo simples, ele é cheio de ciladas que só aparecem depois de iniciado o negócio gerando muita dor de cabeça e perda de dinheiro pelo investimento já feito até aquele momento.
Aqui na Flash temos um método para criação de nomes bastante eficiente e vamos listar aqui 5 dicas que consideramos importantes para ajudar você na criação de um nome para o seu negócio, produto ou serviço.
1. Tenha clareza sobre o que você está nomeando
Muita gente escolhe o nome de forma equivocada, com palavras que agradam o dono do negócio, mas que não tem ligação com o que será comercializado. Ou ainda, que não acrescentam valor à marca (para os casos de utilização de palavras que não tem relação direta com o negócio, mas instigam e trazem distinção).
2. Atenção ao idioma
É muito comum a escolha de palavras em inglês, ou outros idiomas. Mas a não ser que o seu negócio tenha alguma relação com o outro idioma (por exemplo, ‘D’amici’ para um restaurante italiano), você tenha pretensões de um crescimento internacional ou as palavras envolvidas tenham força ou distinção suficiente (por exemplo ‘Stars’ para uma agência de talentos), palavras em português responderão melhor ao público brasileiro. ‘Rei do Mate’ diz mais do que ‘King of Mate’.
3. Fonética
Um bom nome deve ter fácil pronúncia e entendimento imediato. Faça vários testes. Seu cliente precisa entender de primeira, sem que seja necessário repetir ou soletrar.
4. Verifique a disponibilidade dos nomes
Antes de partir para a triagem fina depois de descartar os nomes ruins, faça uma verificação no site do INPI para ver
5. Não se prenda a disponibilidade do domínio
A não ser que o negócio, produto ou serviço seja comercializado essencialmente online, não se prenda a disponibilidade do domínio exato do nome. A internet muda, o nome, dificilmente. É preferível um nome de alto valor com um domínio composto (como por exemplo cursonomedealtovalor.com.br) do que um nome de menos valor com domínio exato disponível (nomedebaixovalor.com.br).
Uma das partes mais importantes no processo de escolha de nomes é o descarte de nomes. Descarte sem piedade
5. Cuidado com os amigos
Uma das partes mais importantes no processo de escolha de nomes é o descarte de nomes. Descarte sem piedade todos aqueles que já estejam registrados e aqueles que não se enquadrem nas características positivas de um nome.
Não tenha pressa
Um bom nome é a melhor maneira de iniciar a construção da marca do seu negócio, produto ou serviço. Portanto, dê o tempo que ele merece.